Kit de Primeiros Socorros para Bebês: O Que Deve Ter?

Imprevistos acontecem e os acidentes podem ser inevitáveis. O melhor que você pode fazer pelo seu bebê é deixar a casa o máximo segura possível e também ter um kit de primeiros socorros sempre a mão.

Dessa forma, você poderá administrar os primeiros cuidados e evitar que uma situação se torne ainda pior. Estando preparado para lidar com emergências médicas que podem ocorrer, como engasgos, quedas, febre alta, queimaduras, cortes e reações alérgicas.

No entanto, para ser útil, o kit deve conter alguns itens específicos e essenciais, além de instruções básicas de primeiros socorros. Você sabe quais são eles? Continue lendo e descubra o que deve compor o kit de primeiro socorros do seu bebê,

Como montar um kit de primeiros socorros para bebê

Antes de mais nada é importante lembrar que um kit de primeiros socorros não substitui o atendimento médico profissional. Portanto, se a situação for grave ou você não souber o que fazer, é importante procurar um médico imediatamente.

Para montar seu kit de primeiros socorros para bebês, você deverá contar com alguns itens que vão te ajudar a garantir a saúde e o bem-estar do seu filho. E para isso, é fundamental que você sempre se certifique que todos esses itens estejam em perfeito funcionamento e para alguns casos, dentro do prazo de validade, substituindo os itens vencidos ou que já foram utilizados.

1 – Manual de primeiros socorros para bebês

De nada irá adiantar se você tiver um kit de primeiros socorros cheio dos melhores itens e medicamentos, e não souber como usá-los e/ou como agir diante de uma situação de emergência. Pensando nisso, é fundamental que você tenha um manual de primeiros socorros para bebês.

E para que esse manual possa te ajudar a lidar com situações de emergência de forma rápida e eficiente, o mais importante é que você o estude. Leia as informações do manual e o deixe sempre junto ao kit, para que possa consultar.

Os bebês têm necessidades de cuidados de saúde específicos, com um tipo diferente de abordagem em caso de emergências médicas, como: engasgos, sufocamentos, convulsões, quedas e outros problemas de saúde comuns.

2 – Termômetro

A febre é um sintoma comum de muitas doenças e complicações. Por isso, é fundamental ter um termômetro para medir a temperatura corporal do bebê e avaliar a gravidade de sua condição e decidir se é necessário procurar atendimento médico ou não.

Servindo também para monitorar a temperatura do bebê quando ele estiver doente, para que você possa administrar medicamentos e tratamentos de acordo com a febre e garantir que a temperatura esteja voltando ao normal.

3 – Pomada para assaduras

As assaduras são um problema comum entre os bebês, que normalmente são causadas pelo contato prolongado da pele do bebê com fraldas sujas e úmidas, além de outros fatores, como a exposição a produtos químicos, sabonetes ou loções.

Esse tipo de irritação pode acontecer a qualquer momento e é preciso estar preparado, com a pomada para assadura no kit de primeiros socorros, pois a irritação na pele do bebê pode causar muito desconforto, dor e até mesmo hemorragia.

A pomada para assaduras ajuda a aliviar as complicações causadas pelas assaduras, proporcionando uma camada protetora entre a pele do bebê e a fralda, protegendo a pele do bebê de novas irritações.

Desconto HOJE: 15%Mais Vendido nº 2
Hipoglós Amêndoas Creme Preventivo De Assaduras,40g
Hipoglós Amêndoas Creme Preventivo De Assaduras,40g
Possui cheiro suave; produto fácil de aplicar e remover; Hidrata, nute e protege a pele; Quantidade: 40 g
Mais Vendido nº 3
Pom Pom Pomada Anti Assaduras 90G
Pom Pom Pomada Anti Assaduras 90G
Protege e mantém a hidratação da pele por até 12 horas; Hidrata e acalma; Fácil de aplicar e remover
Desconto HOJE: 5%Mais Vendido nº 4
Desitin Proteção Diária Creamy Creme Preventivo De Assaduras Creamy,113g
Desitin Proteção Diária Creamy Creme Preventivo De Assaduras Creamy,113g
Protege e ajuda a prevenir assaduras e irritações desde a 1a aplicação; Espalha suavemente, é fácil de limpar e tem uma fragrância agradável

* Links afiliados / Imagens API de publicidade da Amazon

4 – Seringa para medicação

As seringas sem agulhas também são úteis em situações de emergência, pois permitem uma administração rápida e precisa de medicamentos em caso de uma reação alérgica ou outro problema de saúde que exija medicação imediata, por exemplo.

Elas também se mostram bem úteis até mesmo para administração de medicamentos líquidos por via oral em outros momentos.

Por isso, tenha seringas sem agulhas no kit de primeiros socorros para bebês. elas permitem que os medicamentos sejam administrados com precisão, sem o risco de causar lesões na boca ou garganta do bebê, como pode ocorrer com uma colher ou conta-gotas.

5 – Soro fisiológico

O soro fisiológico é uma solução salina estéril e segura que pode ser usada em uma variedade de situações médicas, incluindo os primeiros socorros para bebês: na limpeza de lesões, desobstrução nasal, hidratação e para aliviar irritações oculares, dentre outros.

Portanto, ter soro fisiológico no kit de primeiros socorros de um bebê pode ser muito útil em várias situações médicas. No entanto, é sempre importante seguir as instruções do fabricante e consultar um profissional de saúde se tiver dúvidas ou preocupações sobre como usar o soro fisiológico de forma segura e eficaz.

6 – Curativos e bandagens

Os bebês são muito curiosos e super ativos, estão sempre em busca de explorar o ambiente ao seu redor, o que os coloca em risco frequente de se machucar, por isso é importante ter no kit de primeiros socorros os curativos e as bandagens.

Os curativos são úteis para cobrir pequenos cortes e arranhões, ajudando a manter a ferida limpa e protegida de bactérias e outros contaminantes.

Na hora de comprar, opte por adesivos curativos próprios para bebês já que estes são mais adequados a pele sensível do bebê.

Já as bandagens são especialmente úteis para lesões maiores ou para cobrir áreas do corpo que são difíceis de cobrir com um adesivo curativo. Eles também são úteis para pressionar um curativo no local para parar uma hemorragia, por exemplo.

Na hora de comprar, verifique o tamanho e a largura das bandagens. O ideal é compor o seu kit de primeiros socorros com bandagens em tamanhos e larguras diferentes, para que possa atender a diferentes necessidades.

Observação: Troque os curativos regularmente para garantir que a ferida seja limpa e livre de contaminação. Caso o ferimento parecer grave ou se houver qualquer dúvida sobre como cuidar, é indispensável a procura da ajuda de um profissional de saúde.

7 – Tesoura com pontas arredondadas

As tesouras com pontas arredondadas, também conhecidas como tesouras de segurança, são projetadas especificamente para serem usadas com bebês e crianças pequenas. Suas pontas arredondadas a deixam mais segura para o uso em bebês e servem para previnir lesões acidentais.

Elas são úteis em um kit de primeiro socorro na hora cortar curativos e bandagens em tamanhos personalizados para se ajustarem a diferentes tamanhos e formas de lesões. Além disso, pode ajudar a garantir que você possa cuidar com segurança de lesões ou outros incidentes em casa ou em viagens, até mesmo no corte das unhas do bebê.

8 – Álcool em gel

Os bebês são especialmente vulneráveis, pois seu sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e o álcool em gel é uma solução eficaz para higienizar as mãos e outras superfícies quando não há água e sabão disponíveis, principalmente em situações de emergência ou quando estiver em movimento.

Manter o álcool em gel no kit de primeiros socorros para bebês irá ajudar a previnir a contaminação por germes, vírus e bactérias, mantendo o bebê seguro e saudável.

ATENÇÃO: Escolha um álcool em gel que tenha pelo menos 60% de álcool em sua composição.

Leia Também: 17 Dicas de Segurança para Manter o Bebê Seguro

9 – Luvas descartáveis

As luvas descartáveis são especialmente úteis para ajudar a previnir a contaminação por germes e bactérias, principalmente durante situações que podem envolver contato com sangue, urina, fezes ou outros fluidos corporais. Protegendo tanto o bebê quanto o socorrista de possíveis contaminações.

Perceba também que, as luvas descartáveis ​​podem ser úteis em situações em que haja necessidade de aplicar cremes ou pomadas na pele do bebê, para evitar a contaminação e para manter a área limpa.

Observação: As luvas descartáveis ​​devem ser colocadas corretamente e descartadas após o uso. E elas não substituem a higiene adequada das mãos e a limpeza regular das superfícies.

10 – Bolsa de gelo ou compressa fria

A compressa fria pode ser aplicada para ajudar a aliviar a dor e reduzir o inchaço em caso de contusões, picadas de insetos, queimaduras, febre alta, o entre outras situações, o que a torna muito útil e indispensável para o kit de primeiros socorros.

Tenha cuidado ao aplicar e a compressa diretamente na pele do bebê, sempre use uma fralda ou pano macio entre a a pele e a compressa. Mantenha no máximo 20 minutos por vez.

Desconto HOJE: 27%Mais Vendido nº 1
Desconto HOJE: 33%Mais Vendido nº 3
Bolsa Térmica Borracha Compressa Água Quente Fria 1 L
Bolsa Térmica Borracha Compressa Água Quente Fria 1 L
Sensação de relaxamento; Melhorar a função e elasticidade de tendões e músculos; Bolsa agua quente para pescoço e ombro
Desconto HOJE: 6%Mais Vendido nº 4
Bolsa Térmica Ortopédica Flexível - Multilaser Saúde - HC349
Bolsa Térmica Ortopédica Flexível – Multilaser Saúde – HC349
Reutilizável: lave a bolsa e utilize novamente quando precisar!; Com tampa superior que facilita o enchimento e limpeza da bolsa
Desconto HOJE: 7%Mais Vendido nº 5
Bolsa Térmica Compressa Água Quente Ou Fria 2 Litro (cores variadas)
Bolsa Térmica Compressa Água Quente Ou Fria 2 Litro (cores variadas)
Bolsa De Água Quente Compressa Térmica Borracha 2 Litros

* Links afiliados / Imagens API de publicidade da Amazon

11 – Medicamentos

Alguns medicamentos devem compor o kit de primeiros socorros do seu bebê, como acetaminofeno ou ibuprofeno infantil para dor e febre, antialérgicos, medicamentos para cólicas e outros prescrito pelo pediatra que podem já fazer parte da rotina do seu filho.

Antes de comprar esses medicamentos, leve o bebê a uma consulta e peça que o pediatra prescreva os medicamentos, indicando as doses seguras e modo de uso.

IMPORTANTE: O kit de primeiros socorros para bebês deve estar sempre em um local de fácil acesso e longe do alcance das crianças.

Leia Também: 14 Dicas para Garantir um Sono Seguro para o Seu Bebê