O Que é Orquidopexia em Bebês

A orquidopexia em bebês é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo corrigir a chamada criptorquidia, que é quando os testículos não descem para o escroto após o nascimento.

Essa condição é bastante comum em recém-nascidos prematuros e pode causar problemas futuros, como infertilidade e maior risco de desenvolver câncer testicular.

A orquidopexia é realizada por um cirurgião pediátrico e consiste em reposicionar o testículo no escroto. Para isso, é feita uma pequena incisão na região inguinal, por onde o testículo é puxado e fixado no local correto.

Após a cirurgia, é necessário um período de recuperação, durante o qual o bebê deve evitar esforços físicos e usar uma faixa ou cueca especial para manter o testículo no lugar.

É importante ressaltar que a orquidopexia deve ser realizada o mais cedo possível, preferencialmente até o primeiro ano de vida do bebê, para evitar complicações futuras.

Em casos mais simples, o procedimento pode ser feito em consultório médico, com anestesia local. Já em casos mais complexos, pode ser necessária a internação do bebê e o uso de anestesia geral.

Apesar de ser uma cirurgia, a orquidopexia é considerada segura e eficaz na correção da criptorquidia. É importante que os pais estejam atentos aos sinais e busquem orientação médica caso notem a ausência dos testículos no escroto do bebê após o nascimento.