O Que é Lactase na Digestão do Bebê

A lactase é uma enzima importante na digestão do bebê. Ela é responsável por quebrar o açúcar do leite materno, chamado lactose, em duas partes menores: glicose e galactose. Essas partes menores podem ser absorvidas pelo intestino do bebê e fornecer energia para o seu crescimento.

No entanto, algumas crianças podem ter uma deficiência de lactase, o que significa que seu corpo produz menos dessa enzima. Isso pode ocorrer em bebês prematuros ou em casos raros de intolerância à lactose. Quando isso acontece, o bebê pode ter dificuldade em digerir o leite materno ou fórmulas lácteas, causando sintomas como cólicas, gases e diarreia.

Felizmente, existem soluções para ajudar os bebês com deficiência de lactase. Uma opção é utilizar fórmulas infantis especiais, chamadas de fórmulas hipoalergênicas ou fórmulas com lactase adicionada. Essas fórmulas são projetadas para serem mais fáceis de digerir, pois já contêm a enzima lactase que o bebê precisa.

É importante ressaltar que a deficiência de lactase geralmente é temporária e melhora com o tempo. À medida que o sistema digestivo do bebê amadurece, ele pode começar a produzir mais lactase e, assim, digerir melhor o leite materno ou fórmulas lácteas.

Caso o bebê apresente sintomas de dificuldade na digestão, é essencial consultar um pediatra. O médico poderá avaliar a situação, fazer um diagnóstico adequado e indicar a melhor opção de alimentação para o bebê. Com o devido cuidado e acompanhamento, é possível garantir uma boa digestão e nutrição para o bebê desde os primeiros meses de vida.