O Que é Esquema de Vacinação Infantil

O esquema de vacinação infantil é um conjunto de vacinas recomendadas para proteger as crianças contra diversas doenças. Essas vacinas são aplicadas em diferentes momentos da vida do bebê, de acordo com a idade e o desenvolvimento do sistema imunológico.

A vacinação infantil é muito importante, pois ajuda a prevenir doenças graves, algumas das quais podem ser fatais ou causar sequelas permanentes. Além disso, ao vacinar as crianças, também estamos contribuindo para a proteção de toda a comunidade, pois reduzimos a circulação dos agentes causadores de doenças.

O esquema de vacinação infantil inclui vacinas contra doenças como poliomielite, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite, entre outras. Essas vacinas são administradas por meio de injeção ou oralmente, de acordo com cada caso.

É importante respeitar o calendário de vacinação, seguindo as orientações do pediatra ou das autoridades de saúde. É comum que as vacinas sejam aplicadas em diferentes doses, para garantir uma imunização completa e duradoura.

Ao vacinar seu filho, você está protegendo-o contra doenças perigosas e ajudando a criar uma comunidade mais saudável e protegida. Portanto, não deixe de seguir o esquema de vacinação infantil e mantenha as vacinas do seu filho em dia.