O Que é Contrações de Braxton Hicks

As contrações de Braxton Hicks são contrações uterinas que ocorrem durante a gravidez. Elas são chamadas assim em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, que as descreveu pela primeira vez.

Essas contrações são diferentes das contrações do trabalho de parto, pois não são regulares e não causam dilatação do colo do útero. Elas são consideradas contrações de treinamento, preparando o útero para o parto.

As contrações de Braxton Hicks podem começar a ser sentidas a partir do segundo trimestre da gestação. Elas são geralmente indolores, mas algumas mulheres podem sentir desconforto ou uma sensação de aperto no abdômen.

Essas contrações podem ser desencadeadas por atividades físicas, desidratação, uma bexiga cheia ou até mesmo pelo toque do médico durante o exame de pré-natal.

É importante diferenciar as contrações de Braxton Hicks das contrações do trabalho de parto. As contrações do trabalho de parto são regulares, ficam mais intensas e frequentes com o tempo e geralmente são acompanhadas de outros sinais, como a perda do tampão mucoso e a ruptura da bolsa amniótica.

Caso você esteja com dúvidas sobre as contrações que está sentindo, é sempre importante entrar em contato com o médico ou a equipe de saúde que acompanha a sua gestação. Eles poderão fazer uma avaliação mais precisa e orientar sobre quais cuidados tomar.